Como aproveitar melhor um parque em Orlando com um autista

5 minutos para ler
e-book gratuito - direitos do autista

Como é bom passear, viajar, estar com a família.

É um prazer muito grande podermos proporcionar aos nossos filhos momentos inesquecíveis.

Decididamente, ir para parques temáticos no exterior talvez esteja na lista dos maiores sonhos das crianças e de nós adultos também.

Já falamos sobre os descontos para viagens de avião, caso não tenha lido ainda, vale a pena a leitura.

Antes de falarmos sobre os parques no exterior, lembramos aqui no Brasil temos muitos parques que tem respeitado os direitos dos autistas com meia entrada, alguns concedem o acesso gratuito, além da prioridade no acesso aos brinquedos.

Se você não leu esse artigo sobre atendimento prioritário e meia entrada, vale a pena a leitura.

O início do sonho…

Depois de muitos planos, enfim conseguimos ir com nossos filhos ao destino mais sonhado, parques temáticos no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

É um sonho para adultos e crianças, onde os autistas são tratados com muito carinho.

É importante antes de sair de viagem solicitar um declaração médica informando que a pessoa “x” é autista, preferencialmente em inglês.

Na verdade, lá nos Estados Unidos, dificilmente as pessoas vão pedir pra provar o autismo. Sim, eles acreditam no que dizemos, mas nem vamos entrar no mérito dessa questão, é cultura mesmo.

Uma coisa legal que fizemos foi imprimir em papel adesivo o símbolo do autismo, pequeno mesmo, recortamos e colamos no passaporte do nosso filho. Isso ajudou em todo o processo de embarque, imigração etc, visto que o símbolo do autismo é muito conhecido.

Outra possibilidade é a utilização do cordão do autismo, também é bem interessante para identificação, mas lembre-se que só o cordão não basta, é necessário ter documento ou atestado que comprove que a pessoa é autista.

Se quiser baixar o símbolo do autismo, é só clicar aqui.

Como obter o cartão especial do autista no parque em Orlando

Assim que você chegar em qualquer parque temático, vá diretamente ao “Guest Service” ou “Guest Relations” (setor de atendimento ao cliente). Ali, você informa que está com uma pessoa autista e eles prontamente te entregam um cartão de acesso especial.

Este cartão de acesso prioritário dá direito a pessoa autista e seus acompanhantes por todo o período que você estará no parque. Então, se você comprou o pacote de 2, 5, 10 dias, já informe e eles colocam neste cartão de acesso prioritário a data de início e fim de validade.

Nós levamos o laudo do nosso filho escaneado no celular, mas o atendente nem quis olhar, eles acreditam mesmo, é incrível! Eles só vão perguntar se a pessoa consegue andar ou se precisa de cadeira de rodas.

Se você quer se tornar um especialista nos direitos do autista, conheça nosso curso “Direitos do Autista na Prática”, com aulas gravadas para você acessar 24h e certificado de conclusão, além de vouchers para o Papo Legal, uma reunião em grupo via Zoom com a Dra. Carla, ao vivo! Clique aqui nesse link:

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO E MUDE SUA VIDA HOJE MESMO

Aproveitando o acesso especial

Esse cartão é muito pratico, e dependendo do parque, o direito especial é concedido de uma forma diferente. Aqui descrevemos 2 dos parques mais legais que visitamos e como tivemos o acesso.

Universal Studios e Island Of Adventure

Nos parques da Universal, você recebe um cartão com espaço para preenchimento da atração e hora de retorno.

Primeiramente, vá até o atendente na entrada da atração e mostre o cartão. Ele irá verificar qual o tempo de espera atual daquela atração.

Se for até 30 minutos, ele irá lhe conceder acesso imediato pela fila do Fast Pass. Essa fila tem um tempo menor de espera, e as pessoas pagam pra entrar na frente.

Provavelmente você irá esperar uns 10 minutos no máximo. Se o tempo de espera da atração for de mais de 30 minutos, ele marcará em seu cartão um horário para retorno (geralmente dentro de 20 a 40 minutos).

Portanto, aproveite para “dar uma volta” ou curtir uma atração que esteja mais vazia. No horário marcado, você retorna, apresenta o cartão e entra pela Fast Pass.

Legoland

Nesse parque, da mesma forma, eles fornecem o Hero Pass.

O nome já é um show, “Passe de Herói”. Com ele, você entra direto pela “saída” dos brinquedos.

Isso mesmo! Não precisa entrar pela entrada nem pelo Fast Pass. Você vai direto pela saída e passa na frente até daqueles que compraram o Fast Pass.

Na Disney, esse cartão é chamado de DAS -Disability Access Service.

Qual a vantagem?

Só depois de utilizar esses cartões de acesso prioritário é que temos ideia do tempo que ganhamos com isso, ainda mais em época de alta temporada.

Certamente você irá aproveitar os parques de uma forma muito tranquila, pois a pessoa autista fica na fila no máximo 30 minutos, mesmo nos brinquedos mais disputados.

Enfim, menos tempo de fila é menos tempo de exposição e estímulos, menos tempo de stress, menos possibilidade de crises e um passeio muito mais divertido em família.

E você, já aproveitou algum parque com um cartão especial para pessoas com autismo?

Escreva pra gente e conte sua experiência!

Leia também:

Descontos em passagens aéreas
Fila preferencial para pessoas com autismo

https://youtu.be/CUkqF0YAR2k
Print Friendly, PDF & Email
Posts relacionados

39 thoughts on “Como aproveitar melhor um parque em Orlando com um autista

  1. Parabéns pela iniciativa em compartilhar informações tão importantes para nós, mãe de autistas. Sucesso p vc, Carla, e toda família.

  2. Bom dia!
    Obrigada pelas valiosas informações pois sou mãe de autista.
    Valquíria Santos da Silva Matos.

  3. O difícil e conseguir tirar o visto, tentei uma vez e não consegui.
    Qual a melhor forma pra consegui tirar o visto pra ir a Disney?

    1. Essa não é nossa especialidade, mas pra tirar o visto, você precisa comprovar que tem como ($) ir e voltar de lá.
      Ter vínculos com o Brasil, patrimônio, renda.
      O que eles mais tentam evitar é gente que pareça que vai ficar por lá.

  4. Obrigada, ajudou muito meu planejamento. Já levei meu filho para Disney antes do diagnóstico e foi um pouco difícil.

    Só queria saber se alguém tem dicas sobre carrinhos para crianças maiores. Meu filho já tem 9 anos, mas cansa muito fácil e precisa ter sua “bolhinha” de proteção.

  5. Muito importante este post. Acabei de chegar de Foz do Iguaçú e da Game XP, tive acesso a todas as entradas reservadas para PCD em Foz e na Game XP. Em todas as atrações tivemos acesso liberado ( sem perguntas). Na Game XP, fomos no Atendimento ao Cliente e, também, foi liberado um Cartão de Acessibilidade . As pessoas estão mais conscientes, mas aconselho a fazer o que você diz no post, leve o laudo/declaração. Muito obrigada pela dica.

    Em tempo: meu filho tem 16 anos e tem Síndrome de Asperger.

    1. Puxa, ficamos muito felizes em saber que vc utilizou nossas dicas e deu certo.
      Vamos divulgar nas nossas redes sociais, como incentivo para outras famílias.
      Continue aproveitando todas as informações.

  6. Gostaria de perguntar se nossa placa para estacionamento em vaga especial aqui do Brasil pode ser usada la em Orlando, voce sabe informar? Muito obrigada pelas dicas, preciosissimas

    1. Adorei todas as dicas, da última vez que viajamos pra lá eu não sabia sobre isso e ficávamos muito tempo com meu filho que é autista na fila, a gente inventava de tudo pra ele ficar “bem” na fila e ele estava na época com 4 anos, agora vamos novamente e ele está com 8, vou utilizar suas dicas, muito obrigada

      1. Ele vai aproveitar muito.
        Nosso filho tem 8 anos e acho que mais um dica ainda vale: coisas que ele possa se assustar, mostre antes pelo youtube. Assim a surpresa é menor e ele tem mais chance de aceitar (por conta da necessidade de previsibilidade dos autistas)

  7. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Eu e meu filho fomos no parque da Mônica e ele não pagou ingresso e ainda pegamos um papel que nos dava passo livre em qualquer brinquedo entrando pelo fim da fila. Foi maravilhoso pois ele não se estressou precisando esperar.
    Agora próximo passo será comprar passagem aérea internacional daí conto minha experiência.

    1. Que benção!
      Meu filho Gabriel sempre gostou muito da turma da Monica e por várias vezes passamos o aniversário dele lá!
      Porém, em junho fomos ao parque comemorar o aniversário do meu filho caçula e Gabriel pagou o ingresso normalmente, já que a administração do parque entende que o laudo é válido somente para até 12 anos!
      Lamentável não compreenderem que o autismo assim como qualquer outra deficiência não restringe a determinada idade.
      Um abraço!

      1. Que estranho.
        O autismo não deixa de ser autismo aos 12 anos.
        O Parque da Mônica tem a tradição de dar gratuidade para pessoas com deficiência.
        Nunca ouvi nenhuma reclamação quanto a isso.
        Você já fez contato com o SAC do Parque da Mônica?

  8. Estou encontrando problemas com a inclusão na escola. Minha filha precisa de auxílio para o desfralde e para as atividades em sala de aula e fui informada que ela está sem auxiliar. Como posso fazer valer seus direitos. Ela tem 5 anos e estuda na escola da prefeitura de SP.

  9. A nossa experiência já ñ foi tão agradável. Nao falavamos inglês na época e quando chegamos no Magic kingdom fomos até o Guest Relation e pedimos que alguém que falasse espanhol para tentarmos conseguir o cartão. Estava com o laudo em mãos mas o atendente mal olhou o que estava escrito e ainda olhava para a nossa cara falando que não estava entendendo nada do que queríamos. Pq ele não entendia ” portunhol” só espanhol. Decepção total.

    1. Puxa, que coisa triste.
      Nunca recebemos nenhuma reclamação de lá.
      Normalmente eles mal olham para o laudo e já fornecem o cartão especial.
      Quando voltarem, não desistam, solicitem.
      Já levem escrito em inglês oq precisam ou use o “google tradutor” ajuda muito.

  10. Olá!!! Muito legal esse blog!!! Sou mãe do Davi, autista não verbal de 4 anos e vamos para os EUA brevemente. Gostaria de saber mais sobre o adesivo com o símbolo do autismo no passaporte, onde vc colou? Na capa?, no verso?

    1. Peguei o simbolo na internet mesmo, imprimi em papel adesivo e colei na capa, pra nao causar nenhuma avaria no passaporte dele.
      Levei uns “lacinhos” a mais e colei em cartoes de identificacao dos parques, por exemplo.
      Tudo pra ter um efeito didático, nao esqueca de levar um pequeno laudo em ingles.

  11. Estamos planejando a viagem de 15 anos do meu irmão anjinho azul na Disney e esse post caiu do céu!! Com certeza a experiência vai ser muito mais agradável com a possibilidade de “furar” fila, além de me deixar mais aliviada, todos nós vamos poder curtir bem mais! Muito obrigada por compartilha as dicas Carla!
    Abraços,
    Carol

  12. Olá Carla!

    Adorei seu conteúdo, parabéns!
    Vamos em dezembro para Orlando com meus dois filhos, João 7 anos e Gabriel 5 anos (autista).
    Vc sabe me informar se essas regras ainda estão valendo?

    1. Não voltei pra lá depois da pandemia (estou com passaporte e visto pra renovar).
      Algumas pessoas que estão indo ultimamente não relataram nenhuma mudança.
      Aproveitem muito e depois me atualiza se mudou alguma coisa?
      Tem estratégias interessantes de antecipação para os parques que usamos com o Gabriel.
      Se quiser, marque um horário, te conto tudo…rs
      ttps://autismo-legal.reservio.com

Deixe um comentário