A importância da análise do comportamento – ABA no autismo

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Meu nome é Isis Bacelar e sou analista de comportamento. Me especializei em Autismo e Ciência do comportamento pela George Brown College em Toronto, Canada. Hoje eu quero falar um pouco sobre a importância da análise do comportamento (ABA) no autismo.

Assim que me formei comecei a trabalhar em um centro especializado em autismo chamado Shining Through Centre. No centro ganhei experiência prática e teórica que hoje aplico com meus pacientes em Aracaju, SE.

A análise do comportamento aplicada (ABA) é uma ciência que preza pela coleta de dados e a partir da análise desses dados é que se tomam decisões para uma terapia no autismo mais efetiva. Lembrem-se disso ao contratar um serviço de terapia que se diz basear em análise do comportamento.

Anotem também que quando se fala em ABA no autismo a terapia deve ser intensiva e no mínimo 20h semanais. É muito importante ter um/a acompanhante terapêutico(a) para intensificar as terapias em casa.

Algumas dicas para os pais

Acredito que seja muito importante dar algumas dicas aos pais que podem ajudar no dia a dia da família e ajudar os pequenos a desenvolver habilidades essenciais. Por isso, vou trazer aqui pequenas coisas que podem ser reforçadas em casa.

Muitas crianças com autismo têm grandes dificuldade de fazer contato visual, por isso sempre peço aos pais que caso a criança engaje-se em algum comportamento problema, não a chame pelo nome. Evitem chamá-los pelo nome quando vão dar alguma bronca ou negar algo. Nas fases iniciais da terapia o ideal é sempre associar o nome da criança com coisas boas, com reforçadores sociais e itens de alta preferência, por exemplo. Toda vez que forem dar algo que a criança goste muito (reforçadores), chame pelo nome e entregue o reforçador. É muito importante também esperar que a criança faça contato visual antes de entregar o reforçador.

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Outra coisa que pode ser feita em casa é não permitir que a criança tenha acesso a tudo a qualquer hora. Guardem os brinquedos em locais estratégicos para criar oportunidade de ensino, como pedir aquele item, por exemplo. Lembrem-se, queremos que a criança entenda que ela precisa do adulto para ter acesso aos itens que deseja. A independência é importante, mas indivíduos com autismo já tem uma grande disposição de se isolarem e se auto entreterem. Vamos criar oportunidades para ensinar e gerar interação social.

Comportamentos adequados e inadequados

Outra dica valiosa é: queremos sempre reforçar os comportamentos adequados e NUNCA nomear os comportamentos inadequadas. Converso muito com os pais sobre essa questão que julgo ser de extrema importância.

Caso a criança se comporte de forma inapropriada, não de muita atenção ao comportamento dizendo coisas como “é feio bater”, “eu não gostei que você jogou as coisas no chão”, ou ate mesmo pedir para que aquela criança não repita o comportamento. Em muitos casos esses indivíduos engajam-se nesses comportamentos como forma de chamar atenção. Nomear o comportamento negativo pode trazer a atenção necessária para que esse comportamento se repita mais vezes. Ao invés de nomear o que não queremos ver, vamos sempre nomear coisas que queremos que se repita como, “gosto muito de te ver comendo”, “que maravilha que está guardando os brinquedos”, “isso é  prestar atenção, muito bem”, são alguns exemplos de como reforçar os ótimos comportamentos.

Tudo bem se usarmos brinquedos e algumas brincadeiras para reforçar os comportamentos, mas não se esqueçam de associar com reforçadores sociais.

O ideal é que em algum momento, nós terapeutas, mães, pais e todos que estão no ciclo daquele individuo, sejam valiosos o suficiente para dar alguma instrução e esse individuo seguir sem precisar que usemos objetos para a contemplação da tarefa.

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida estou disponível para responder.

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ISIS BACELAR
ANALISTA DE COMPORTAMENTO
Contato: (79) 99959-3858
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