Emitindo o cartão SUS para autistas

2 minutos para ler
e-book gratuito - direitos do autistaPowered by Rock Convert

Considerando que os planos de saúde estão com valores altos e muitos de nós não temos a possibilidade de atendimento particular, precisamos saber onde encontrar profissionais para ajudar aos nossos autistas em suas debilidades, e para ter acesso aos serviços é necessário emitir o cartão SUS.

Primeiramente, para termos atendimento em qualquer hospital, pronto socorro ou clínica pública, inclusive para ter acesso a medicação gratuita, precisamos fazer o cadastro no SUS e termos o cartão do SUS.

É muito fácil e rápido de ser feito. Só ir a qualquer posto de saúde, hospital público, pronto socorro ou clínica pública com cópia de RG, CPF, certidão de nascimento (para quem é solteiro) ou casamento (para quem é casado) e comprovante de residência.

De acordo como site do Ministério da Saúde, você pode fazer esse cadastro online. Porém depois você tem que levar em um dos lugares descritos acima acompanhado dos documentos que mencionamos em até 60 dias. Enfim, isso seria um trabalho dobrado. É mais fácil ir com os documentos direto no posto de saúde mais próximo. Assim, já irá sair de lá com o Cartão do SUS em mãos.

Com ele você poderá ser atendido em qualquer lugar do Brasil pelo SUS. É válido em hospital, pronto socorro, clínicas, além de ter acesso a medicação gratuita.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Para ter maiores informações acesse http://cartaosus.org/como-fazer-o-cartao-sus/

Leia mais:

Bilhete Único para pessoas com autismo
Liberação de rodízio de veículos
Limites de sessões de terapia obrigatórias pela ANS
Redução de horário de trabalho

Posts relacionados

27 thoughts on “Emitindo o cartão SUS para autistas

  1. Boa tarde sou mãe de uma criança com a síndrome TEA ele tem 7 anos já tenho o cartão do SUS, e preto e branco, não e com as cores da bandeira do Brasil, esse que eu tenho tem o mesmo direito que esse? Desde já agradeço.

  2. Gostaria de me informar se é de conhecimento da embaixadora deste incrivel projeto, quais são os tratamentos ofertados a pessoas diagnosticadas autistas pelo sus.

    grato.

    1. O SUS deve oferecer, de acordo com a lei o tratamento multidisciplinar, medicação, etc.
      Sabemos que nem tudo acontece como a lei determina ou como gostaríamos que fosse, mas o Ministério Público está para nos defender e os juízes estão condenando o SUS a prestar o atendimento devido aos pacientes.
      Outra possibilidade interessante é procurar faculdades, pois todas fazem atendimento ao público com uma boa qualidade.

    1. O RG de autista existe em apenas alguns cidades, em São Paulo não existe.
      Há um projeto de lei para uma identificação nacional, mas ainda não é lei.
      A vantagem seria a identificação da pessoa com deficiência e exercício dos seus direitos de uma forma mais prática, pois o autista diferente das outras deficiências, não tem características físicas espefíficas.

  3. Bom dia, como eu faço pra conseguir fazer este cartão do SUS,sofro muito com tudo isso,me negaram o passe livre do meu filho o benefício sendo que ele é autista,mas como sou afetiva e ganho um salário, negaram todo os benefícios do meu filho, gostaria de saber se tem outro meio em que eu possa recorrer?

  4. Olá boa tarde tudo jóia, eu gostaria de saber se tanto o cpf como cartão sus de uma criança com autismo são iguais a qualquer outro, ou se nesses documentos aparece algo de diferente que identifique que ela tem autismo? e que minha filha tem 12 anos e teve o diagnóstico apenas esse ano. Então ela ja tinha todos os documentos inclusive o RG, a minha pergunta é: Eu preciso fazer novamente todos os documentos dela ?

  5. Meu filho tem 16 anos só agora consegui o laudo dele.Ele já tem todos os documentos há muito tempo.Mas como só agora eu consegui o laudo dele ,queria saber qual documento ele precisa ter p ter direitos por exemplo a ingressos no parque gratuito e também não enfrentar filas.
    Me falaram que ele tem direito a ingressos gratuitos p cinema.Como posso fazer valer esses direitos?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.