Emissão CPF para autista

2 minutos para ler
aplicativo autismo legal

Para ter acesso a alguns benefícios, como compra de veículos com isenção, transporte público gratuito etc, a pessoa com autismo precisa ter um número válido de CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Desde o final de 2015 o CPF já começou a ser emitido junto com a certidão de nascimento. Porém, as pessoas com TEA que nasceram antes disso precisam tirar o CPF, o que é muito fácil e rápido.

Emitindo o CPF para autista

Primeiramente, você precisa ter em mãos a certidão de nascimento da pessoa com TEA e o RG e CPF do responsável, para comprovar o grau de parentesco. Somente o pai, mãe ou responsável legal tem autorização para emitir o CPF em nome do autista.

Recomendamos que leve também um comprovante de residência, caso solicitem você já terá em mãos.

Vá até uma agencia do Correios ou Banco do Brasil mais próximo da sua casa. Informe que você precisa tirar a 1ª via do CPF da criança.

Você só terá a despesa de R$ 7,00 por cadastro no CPF. Esse valor é pago diretamente ao Correios ou ao Banco do Brasil.

e-book gratuito - direitos do autista

Lembrando que é extremamente importante que a pessoa com TEA tenha o número de CPF para posteriormente solicitar qualquer outro benefício, seja nacional, estadual ou municipal.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Após feito o pedido, você pode acompanhar o andamento por esse link.

A inscrição pode ser feita também pela internet através desse link, desde que a pessoa tenha mais de 16 anos e já possua Título de Eleitor, o que é pouco provável.

Por outro lado, se você já possui CPF e precisa tirar um comprovante atualizado, utilize esse link para emissão.

Enfim, se quiser ter acesso a legislação que estabelece que a pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, acesse o site e confira.

Leia também:

Emissão do Cartão SUS
Fila Preferencial para pessoas com autismo
Discriminação contra o autista é crime!

Posts relacionados

30 thoughts on “Emissão CPF para autista

  1. Quero saber se o bpc do meu filho autista pode ser cancelado pois nao tenho renda o pai dele dumiu dechou tudo por minha conta e eu nao tenho condicoes de trabalhar por motivo de cuidar do meu filho o que faco

    1. Boa noite,meu filho tem 9 anos,foi diagnosticado com CID 10-F84.0(transtorno espectro do Autismo) baseado nos pilares do DSM-5:repertório restrito de interesses e comportamentos repetitivos +deficiência qualitativa na interação social. Ele tem direito ao LOAs?

      1. Então carteira do autista é só Um projeto ainda ? Minha filha tem 2 anos e meio foi diagnosticada com autismo temos o laudo da neuropediatra do sus e queremos tirar o RG dela , como faço ?

  2. Minha filha de 2 anos foi diagnosticada com autismo, já faz acompanhamentos com fonodiologo, terapia ocupacional, neuro e psicóloga, mais n tenho laudo, como devo pedir a neuro pediatra para pedir o loas pois estou impossibilitada de colocar ela em uma creche escolar na situação q ela se encontra de autismo e hiperatividade 😔

  3. Olá , meu filho tem 2 anos e tem o TEA ele com essa idade e com laudo posso solicitas o beneficio do LOAS,e outra duvida no RG dele tem que constar autismo?

  4. queria saber o que dizer na avaliaçao com a assistente social do inss antes da pericia no dia seguinte ?minha neta foi chamada pra fazer avaliaçao coma aassistente social num dia e pericia medica no outrotenho varios laudos do neuropediatra com o cid f.84 e f.89e´possivel que ela tenha direito ao bpc?ela tem autismo leve e atraso significante na fala ou seja nao fala nada hj com 3anos e 8 meses.esta inserida na apae pra fazer acompanhamento,

  5. Meu filho teve o laudo médico
    Atraso com global do desenvolvimento cursando com deficiência intelectual moderada, atraso motor grosso e fino, sem etiologia definida, ele teria direito ao benefício??

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.