Emissão CPF para autista

3 minutos para ler
aplicativo autismo legal

Para ter acesso a alguns benefícios, como compra de veículos com isenção, transporte público gratuito etc, a pessoa com autismo precisa ter um número válido de CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Desde o final de 2015 o CPF já começou a ser emitido junto com a certidão de nascimento. Porém, as pessoas com TEA que nasceram antes disso precisam tirar o CPF, o que é muito fácil e rápido.

Mesmo CPF ou CPF diferente?

Essa é a principal pergunta que vocês nos fazem: meu filho já tem CPF, preciso tirar outro?

Não! O CPF das pessoas com ou sem autismo é exatamente o mesmo.

Não tem qualquer identificação ou diferenciação no CPF da pessoa com autismo, portanto, se a pessoa já tem CPF, não precisa fazer absolutamente nada!

Emitindo o CPF para autista

Primeiramente, você precisa ter em mãos a certidão de nascimento da pessoa com TEA e o RG e CPF do responsável, para comprovar o grau de parentesco. Somente o pai, mãe ou responsável legal tem autorização para emitir o CPF em nome do autista.

Recomendamos que leve também um comprovante de residência, caso solicitem você já terá em mãos.

e-book gratuito - direitos do autista

Vá até uma agencia do Correios ou Banco do Brasil mais próximo da sua casa. Informe que você precisa tirar a 1ª via do CPF da criança.

Você só terá a despesa de R$ 7,00 por cadastro no CPF. Esse valor é pago diretamente ao Correios ou ao Banco do Brasil.

Lembrando que é extremamente importante que a pessoa com TEA tenha o número de CPF para posteriormente solicitar qualquer outro benefício, seja nacional, estadual ou municipal.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Após feito o pedido, você pode acompanhar o andamento por esse link.

A inscrição pode ser feita também pela internet através desse link, desde que a pessoa tenha mais de 16 anos e já possua Título de Eleitor, o que é pouco provável.

Por outro lado, se você já possui CPF e precisa tirar um comprovante atualizado, utilize esse link para emissão.

Enfim, se quiser ter acesso a legislação que estabelece que a pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, acesse o site e confira.

Leia também:

Emissão do Cartão SUS
Fila Preferencial para pessoas com autismo
Discriminação contra o autista é crime!

Posts relacionados

34 thoughts on “Emissão CPF para autista

  1. Quero saber se o bpc do meu filho autista pode ser cancelado pois nao tenho renda o pai dele dumiu dechou tudo por minha conta e eu nao tenho condicoes de trabalhar por motivo de cuidar do meu filho o que faco

    1. Boa noite,meu filho tem 9 anos,foi diagnosticado com CID 10-F84.0(transtorno espectro do Autismo) baseado nos pilares do DSM-5:repertório restrito de interesses e comportamentos repetitivos +deficiência qualitativa na interação social. Ele tem direito ao LOAs?

    1. Nao precisa tirar nada novo.
      O RG e o CPF continuam os mesmos.
      Existe um projeto de lei para um novo modelo de “RG” para os autistas, mas ainda é só um projeto.
      Qdo virar lei, avisamos a todos.

      1. Então carteira do autista é só Um projeto ainda ? Minha filha tem 2 anos e meio foi diagnosticada com autismo temos o laudo da neuropediatra do sus e queremos tirar o RG dela , como faço ?

  2. Minha filha de 2 anos foi diagnosticada com autismo, já faz acompanhamentos com fonodiologo, terapia ocupacional, neuro e psicóloga, mais n tenho laudo, como devo pedir a neuro pediatra para pedir o loas pois estou impossibilitada de colocar ela em uma creche escolar na situação q ela se encontra de autismo e hiperatividade 😔

  3. Olá , meu filho tem 2 anos e tem o TEA ele com essa idade e com laudo posso solicitas o beneficio do LOAS,e outra duvida no RG dele tem que constar autismo?

  4. queria saber o que dizer na avaliaçao com a assistente social do inss antes da pericia no dia seguinte ?minha neta foi chamada pra fazer avaliaçao coma aassistente social num dia e pericia medica no outrotenho varios laudos do neuropediatra com o cid f.84 e f.89e´possivel que ela tenha direito ao bpc?ela tem autismo leve e atraso significante na fala ou seja nao fala nada hj com 3anos e 8 meses.esta inserida na apae pra fazer acompanhamento,

  5. Meu filho teve o laudo médico
    Atraso com global do desenvolvimento cursando com deficiência intelectual moderada, atraso motor grosso e fino, sem etiologia definida, ele teria direito ao benefício??

  6. Onde faço a solicitação do beneficio? Meu filho foi diagnosticado com autismo, não sei nem por onde começar! Chorei muito, pois meu filho tem 4 anos e 10 meses, não fala, é hiperativo, ontem, a médica aumentou a dosagem dos medicamentos, porém, nessa pandemia nao posso trabalhar perante decreto estadual e municipal! Estou apavorada, antes ja era dificil, ela aumentando a dosagem, fica impossivel conseguir comprar os remedios!

Deixe um comentário